FGTS DIGITAL
- Everton Rocha
- 3 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Novo modelo de recolhimento e geração das guias de FGTS começa em março de 2024.
Não é de hoje que o governo vem, através de várias plataformas, tentar digitalizar e tornar online todos os seus processos.
Com as novas necessidades geradas no periodo de pandemia entre 2020 e 2021 tivemos uma celeridade na operacionalização das tarefas e geração de dados de forma online.
Agora, em 2024, teremos mais uma mudança, nada mais que o FGTS digital.
O QUE É O FGTS DIGITAL?
Segundo a Caixa Econômica Federal, "o FGTS Digital é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do FGTS. Tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS."
O QUE VAI IMPACTAR ESSA NOVA FORMA DE GERAÇÃO E RECOLHIMENTO?
Atualmente, as guias de FGTS são solicitadas através do sistema da Caixa conhecido como Conectividade Social por meio de arquivos gerados pelas contabilidades a GFIP/SEFIP.
A forma como gera-se as guias atualmente é bastante trabalhosa, demanda tempo operacional substancial e prejudica muito as rotinas contábeis quando necessário gerar guias em atraso de um único colaborador ou quando precisa-se obter informações de movimentações anteriores em caso de rescisão.
Com o advento do FGTS digital, a Caixa declara que as informações serão integradas as do sistema federal e-Social ao qual já é utilizado para as indicar as movimentações trabalhistas e para geração das guias de retenções como INSS.
A Caixa também informa que os processos de estorno, restituição, compensação e parcelamento serão 100% digitais.
ALTERAÇÃO NO VENCIMENTO DAS GUIAS.
O vencimento da guia do FGTS, que atualmente é até o dia 07 do mês subsequente às movimentações trabalhistas passarão a ser no dia 20.
Dessa forma, o pequeno empresário terá mais tempo para programar seu pagamento, assim como poderá pagar vários impostos no mesmo dia como INSS e PGDAS que vencem também no dia 20 de cada mês.
FORMA DE PAGAMENTO
Talvez o que mais surpreendeu a todos é a forma de pagamento que será usada para pagar a guia.
A guia que atualmente é paga por meio do código de barras, será pago através do PIX.
PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO
Iniciado em 19 de agosto de 2023, a implementação do sistema está na sua ultima etapa, veja:
Esperamos que com a implementação do FGTS Digital, o processo seja totalmente integrado ao e-Social de forma a termos menos sistemas diversos de informações trabalhistas, visto que atualmente temos muitos programas o que torna a atividade operacional contábil muito ineficiente e complexa.
Para mais detalhes, acesse o portal do FGTS Digital.
Comments